Por que fazer esse curso?

É necessário repensar os modelos de educação que não satisfazem de forma significativa às necessidades impostas pela contemporaneidade. Neste sentindo, a inclusão das metodologias ativas em sala de aula são alternativas viáveis e que podem contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. Todas essas estratégias podem ser desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo para que o aluno da EPT possa usufruir de todos os benefícios trazidos por um ensino ativo. E nesse processo é essencial que o professor conheça essas metodologias e saiba da sua importância no seu contexto de formação e atuação docente.

O que eu preciso saber?

Este minicurso possui Carga horária de 30 horas, não exige conhecimentos prévios e não possui tutoria. Os conteúdos são apresentados através de vídeoaulas de curta duração, material escrito e materiais adicionais sugeridos para maior aprofundamento do tema. Prazo de conclusão do curso: 20/11/2020 sendo necessário para a obtenção do certificado participação em todas as aulas e preenchimento da Avaliação do Minicurso.

Estrutura do Curso

O Minicurso está organizado da seguinte forma:

  1. Aula - Conceito de Metodologias Ativas e sua importância para a EPT.
  2. Aula - Sala de Aula Invertida
  3. Aula - Instrução pelos Colegas
  4. Aula - Aprendizagem Baseada em Projetos
  5. Aula - Aprendizagem Baseada em Problemas
  6. Aula - Gamificação
  7. Aula - Alternativa para o Ensino Remoto
  8. Aula - Ferramentas de Auxílio ao Ensino Remoto
  9. Exercício de Fixação
  10. Avaliação do Minicurso